Na minha época da faculdade, desenhávamos à mão na prancheta e com réguas paralelas, e quando desenvolvíamos projetos, usávamos gabaritos que tinham perfis de diferentes escalas de loucas, sanitários, lavatórios etc.
Como já estavam definidos, era bem mais fácil contornar esses elementos ao criar cada ambiente. Foi a partir desse recurso que começou a criação de blocos, não só com louças, mas todo tipo de móveis e objetos.
Depois, evoluímos para o CAD, que é basicamente a digitalização das plantas. Daí, vieram outros programas de arquitetura como o SketchUp e 3ds Max, que também utilizam o nome bloco.
Então, blocos são elementos para projetos de engenharia e arquitetura, e o conceito é amplo, já que é possível criar blocos de tudo.
Blocos para Revit
No Revit, os blocos são modelados com parâmetros onde é possível variar as dimensões de altura, largura, espessura, tipos de materiais e ainda incluir informações específicas como fabricante, cor e tipo etc. Então, são incluídas todas as informações, a modelagem e as variações que podem ter.
Um exemplo seria o desenvolvimento de um bloco para uma porta: quando insiro essa porta no meu projeto, ela não é apresentada tendo um único tamanho pré-estabelecido. É uma peça variável, uma família. Família é o nome mais preciso embora “bloco” seja o termo mais conhecido, porque é utilizado em todos os outros programas para projetos.
Temos ainda que, quando um projeto é criado no Revit, utilizando blocos bem parametrizados, além de realizar modificações, também podemos extrair com eficiência informações quantitativas sobre o projeto, como por exemplo: número de peças sanitárias, de mobiliários, de janelas, portas etc.
O que é um bloco de boa qualidade?
Um bloco/família de boa qualidade costuma ser criado dentro do Revit.
Geralmente, os blocos encontrados à venda no mercado, ou distribuídos gratuitamente, não são bem desenvolvidos. Ocorre que os fabricantes elaboram esses blocos em outras plataformas e depois os inserem dentro do Revit. E essa compatibilização nem sempre fica boa. É até possível trabalhar, mas aquele bloco não foi construído com as propriedades que o Revit precisa ter. Isso acaba gerando erros e a impossibilidade de trocar materiais ou a falta de parâmetros.