São muitos os sites onde é possível baixar blocos. Cada vez mais, fabricantes estão disponibilizando blocos para Revit de seus produtos e eu desenvolvi uma lista com mais de 30 links de sites com vários fornecedores gratuitos.
Posso citar a Docol, Eliane Revestimentos, Tramontina e muitos outros.
Alguns nem chegam a disponibilizar dentro de seus próprios sites, mas cadastram seus produtos em sites para coletânea de blocos com ferramentas de busca de diferentes fornecedores.
Existem também empresas que vendem grandes conjuntos de blocos, mas é necessário ter algum cuidado. Esses sites costumam ter elementos desatualizados e mal desenvolvidos. Nem sempre vale a pena. Depois que o comprador baixa um número grande fica difícil localizar blocos adequados em seu micro quando realmente precisa por não ter ferramentas de pesquisa adequadas.
Então, é melhor buscar opções gratuitas em sites de fabricantes antes de comprar conjuntos de blocos.
Por que fabricantes disponibilizam blocos de Revit gratuitamente?
É uma vantagem considerável. Primeiro, porque passamos a conhecer mais sobre aquele fabricante. Entramos no site, fazemos o download dos blocos, e conhecemos todos os produtos, materiais, e informações que aquele fabricante disponibiliza. Tudo isso vai para dentro de nossos projetos. Então, quando um profissional entrega um projeto para o cliente, ele provavelmente vai comprar os produtos daquele fabricante, que estão especificados no projeto executivo.
Vale a pena criar um acervo próprio de blocos?
Sim, é ótimo criar um acervo, mas sempre organizado por temas específicos para cada categoria. Não vale a pena, por exemplo, acessar um site gratuito e baixar todos os blocos disponíveis para dentro do seu computador. Primeiro porque isso ocuparia uma grande parte do HD, e segundo porque nem todos os blocos serão utilizados, já que nem todos são bons e nem todos atenderão às necessidades dos projetos. Então, é muito melhor testar cada bloco: colocar dentro de um projeto, ver se dá certo e validar com o cliente. Depois disso sim, pode ser adicionado ao seu acervo porque você já sabe que possivelmente irá trabalhar com ele em outros projetos.
E o que um(a) arquiteto(a) deve fazer para começar seu acervo?
Pode começar buscando na minha lista de 30 links de sites com variedades de fabricantes para saber quais opções atendem aos seus projetos. Vale baixar os arquivos e verificar se determinada família está bem feita, e se aquilo que se pretende inserir no projeto será bem aceito. É muito importante validar esses elementos e assim ir construindo o próprio acervo.